Um bocadito para lá das aparências
Quarta-feira, 15 de Agosto de 2007
O Desenvolvimento Cognitivo Segundo Vigostki - 8

(2.1 - Piaget e Stern Interpretados por Vigotski (...) Continuação...) 


      Recorrendo a Stern, Vigotski irá refutar o intelectualismo e o personalismo, assim como todas as correntes que se imiscuem dos traços da genética como fundamento para o desenvolvimento cognitivo. O traço comum a este género de abordagem consiste no postulado da intencionalidade. O intelectualismo de Stern, personifica, segundo Vigotski, todas as correntes de cariz teorético-postulativo, que ao fundamentarem a aquisição das competências linguísticas de uma forma espontânea e imediatista - de uma vez por todas - se imiscuem de procurar uma fundamentação comprovamentacionista dos processos que ocorrem durante a aprendizagem da fala. A relação entre a fala e o pensamento, será assim fundamentada, a partir de um postulado, que assume a sua fundamentação a partir de uma prerrogativa pré-assumida, ou seja, de acordo com uma crença que se aproxima de pressupostos similares aos da fé religiosa - Stern praticamente ignora todos os caminhos intrincados que levam ao amadurecimento da função do signo - esquece o percurso que leva a criança a evoluir da capacidade de relacionar a palavra e o objecto, à capacidade das relações mentais e puramente abstractas entre signo e referente. Stern parece esquecer que as competências lógicas não são uma capacidade formada a priori no intelecto dos seres humanos, daí ter negligenciado o percurso evolutivo do desenvolvimento em geral, que investigadores como Wallon, Koffka e Piaget, entre outros, provaram ser um processo gradual e com fases bem distintas de sedimentação. O estudo que Vigostki nos propõe terá então uma orientação que segue dois traços básicos: A importância das relações inter-pessoais no desenvolvimento racional, em detrimento de um primado subjectivista-construtivista, e a aproximação a métodos que possibilitem estudar o fenómeno do desenvolvimento da fala segundo padrões estruturalistas e formulados a partir duma genética experimentalista. Será importante referir que a aprendizagem da fala tem para Vigotski uma relação muito estreita com o desenvolvimento cognitivo e com a própria inteligência humana.




publicado por Transbordices às 17:09
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