Um bocadito para lá das aparências
Terça-feira, 5 de Junho de 2007
Um Falso Problema?

E lá vai a opinião pública ao sabor da onda, é o sopro turbínico dos mass média que ulula. O interesse público surge a golfadas de ar bem ritmadas, e eu, por mais que tente evitar, lá vou arrastado no turbilhão. Ouço e releio vezes sem conta opiniões repetidas, discursos plagiados, que se arrastam longamente, sem resolução aparente e carentes de novidade. Tem sido assim nos últimos tempos, por toda a parte, televisão, internet, jornais, e outros que tais. Ainda ontem me deparei com resquícios da longa jornada da discussão pública sobre o aborto, opiniões repisadas e ressuscitadas que me causaram algum enjoo, retardatários que pensam que ainda nem tudo está dito acerca do assunto, e como pecam pelo excesso de verbosidade. Eis que surge agora um tema novo, a Ota, o aeroporto, as discussões intermináveis sobre a melhor localização, como se fosse esse o fulcro do problema e não as grossas fatias de capital e lucro localizados que o projecto parece envolver. Na verdade, qual a legitimidade para trazer a debate público um tema tão técnico como é o da construção dum aeroporto? Não deveria esse debate ficar a cargo dos especialistas? Sem grandes piruetas nem espalhafate?


E começam a surgir por toda a parte as opiniões de arrasto, avolumando-se diariamente, o tamanho dos textos engrossando à medida que o inconsciente popular se embriaga de argumentos, levados no arrastão discreto dos opinion maker - insidiosamente modelando consciências. Faz-me sentir cansado, a discussão empertigada de temas que todos discutem, repisar o óbvio em discursos longos que levam à exaustão pela repetição. Será opinião que se está a formar, ou será que se estão a formar devoradores de opinião? Quem me explica a diferença?



publicado por Transbordices às 00:56
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10 comentários:
De Zé da Burra O Alentejano a 6 de Junho de 2007 às 10:46
É verdade que muitas das oposições a decisões governamentais (presentes e passados) são apenas um meio de luta para chamar a si os desiludidos e regressar ao poder. Depois disso, poderão fazer que lhes convir e, frequentemente, exactamente o que antes contestavam.

Mas gostaria, pelo menos, de ver respondida pelos tais técnicos cada um dos itens que julgo serem vantagens do Montijo relativamente à Ota.

1.º) Já existe um segundo aeroporto de que pouco se fala: o do Montijo, actualmente uma base aérea que poderia ser deslocada para Beja, onde existe uma outra com óptimas condições e que nos foi deixada há alguns anos pelos alemães;
2.º) Lisboa ficaria assim com dois aeroportos civis, à imagem de muitas outras cidades do mundo.
3.º) Julgo que a questão do novo aeroporto deve ser decidida tendo em atenção a decisão relativa ao TGV;
4.º) Só vejo a necessidade de uma ligação a Madrid, que é e será sempre a placa aérea giratória da península Ibérica, quer nos agrade ou não;
5.º) Essa ligação far-se-ia através do melhoramento da linha já existente entre o Barreiro e Caia;
6.º) O terminal do TGV poderia ficar no Montijo, ficando junto ao novo aeroporto de Lisboa;
7.º) Em vez de ser o TGV a atravessar o rio Tejo e chegar à gare do Oriente, seria o metropolitano que teria que chegar ao Montijo, à Gare do TGV e ao novo aeroporto;
8.º) Com a extensão do metro de Lisboa à outra margem, os passageiros do novo aeroporto e do TGV seriam distribuidos por toda a Lisboa, tal como muitos dos habitantes do Montijo e do Barreiro, retirando milhares de automóveis de Lisboa;
9,º) A margem sul, por ser uma zona plana, é a zona natural de expansão da cidade de Lisboa, limitada que está a Norte por uma cadeira de serras;;
9.º) .A OTA é mais longe e deve ser pior para o turismo da capital.

Quais são os inconvenientes, se os há?


De Transbordices a 6 de Junho de 2007 às 23:21
É um assunto que não aprofundei nem procurei esclarecer por não interferir directamente com o meu quotidiano, mas gostaria que apontasse então os inconvenientes, visto parecer ser um tema que lhe interessa e mostra conhecer bem os argumentos e os prós e contras. Sempre posso ficar mais esclarecido Cumprimentos...


De Zé da Burra o Alentejano a 8 de Junho de 2007 às 14:51
Factos contra:
1) O Montijo ficar mais longe de Fátima, que é um local de peregrinação por excelência;
2) O poder fazer alguma concorrência com o Aeroporto de Madrid, nomeadamente no que respeita à zona Fronteiriça Espanhola, pois o Montijo fica a 200 Km de Badajoz, enquanto que Madrid está a mais de 300 Km, sendo Barajas ainda do lado oposto da cidade. Ainda por cima com o TGV ligando directamente Badajoz ao nosso aeroporto...
3) O ter-se que deslocar as bases aéreas de Lisboa, na Portela, e do Montijo para Beja. Lisboa ficaria assim desprotegida de apoio militar aéreo, porque um F16 demora uns bons 8 minutos a chegar de Beja a Lisboa em caso de necessidade. Já preparar o piloto poderá demorar...


De Transbordices a 8 de Junho de 2007 às 15:00
Muito bem, estou esclarecido xD. Essa de Fátima foi decisiva, agora já não tenho dúvidas...


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